Instruções para autores

Os trabalhos para publicação na Revista Brasileira de Direito Processual (RBDPro), editada pela Editora Fórum e com periodicidade trimestral, deverão ser encaminhados, no formato eletrônico, para o seguinte e-mail: <editorial@rbdpro.com.br>.

Os textos para publicação na RBDPro deverão ser inéditos e para publicação exclusiva. Uma vez publicados nesta revista, também poderão sê-lo em livros e coletâneas, desde que citada a publicação original. Roga-se aos autores o compromisso de não publicá-los em outras revistas e periódicos.

A RBDPro reserva o direito de aceitar ou vetar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu corpo editorial, como também o direito de propor eventuais alterações.

Os trabalhos deverão ser redigidos em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. Os parágrafos devem ser justificados. O tamanho do papel deve ser A4 e as margens utilizadas idênticas de 3cm. Número médio de 15/40 laudas. Deverão, ainda, estar acompanhados dos seguintes dados: nome do autor, sua qualificação acadêmica com filiação institucional, ou seja, instituições às quais se encontra vinculado como docente ou discente, bem como instituições onde obteve seus títulos acadêmicos (especialização, mestrado, doutorado) e profissionais, endereço, telefone e e-mail.

Os textos devem ser revisados, além de terem a sua linguagem adequada a uma publicação editorial científica. Os originais dos artigos devem ser apresentados de forma completa, com observância das normas da ABNT, dentro da seguinte estrutura: título do artigo, nome do autor, qualificação (mestrado, doutorado, cargos, etc.), resumo do artigo, palavras-chave, sumário do artigo, epígrafe (se houver), texto do artigo, título do artigo em inglês, resumo do artigo em inglês, palavras-chave em inglês, referências.

Recomenda-se que todo destaque que se queira dar ao texto seja feito com o uso de itálico e não por meio do negrito e do sublinhado. As citações (palavras, expressões, períodos) deverão ser cuidadosamente conferidas pelos autores e/ou tradutores; as citações textuais longas (mais de três linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo esquerdo de 2cm (alinhamento justificado), utilizando-se espaçamento entre linhas simples e tamanho da fonte 10; as citações textuais curtas (de até três linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas e sem itálico. As expressões em língua estrangeira deverão ser padronizadas e destacadas em itálico. O uso do “op. cit.”, “ibidem” e do “idem” nas notas bibliográficas deve ser evitado, substituindo-o pelo nome da obra por extenso.

Os trabalhos serão selecionados pelos Diretores e pelo Conselho Editorial da Revista, que entrarão em contato com os respectivos autores para confirmar o recebimento dos textos, e em seguida os remeterão para análise de dois pareceristas do Conselho. Os originais recebidos e não publicados não serão devolvidos. Não serão devidos direitos autorais ou qualquer outra remuneração pela publicação dos trabalhos. O autor receberá gratuitamente um exemplar da revista sempre que o seu texto for publicado.

As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Eventuais dúvidas poderão ser aclaradas pelo telefone (31) 2121-4906 ou pelo e-mail: <conselhorevistas@editoraforum.com.br>.